Diversos estudos já demonstraram que essa gordura ajuda a evitar o ganho de peso, turbina o cérebro, afasta o câncer e fortalece os ossos. Agora, mais um benefício entra na lista. É que uma pesquisa recente da Universidade do Leste da Finlândia sugere que o ômega-3 reduz o risco de desenvolver o diabete tipo 2. Para chegar a essa conclusão, os estudiosos mediram a concentração do ácido graxo no sangue de 2 212 homens com idades entre 42 e 60 anos.
Em seguida, eles dividiram os voluntários em quatro grupos de acordo com os valores obtidos e os acompanharam por mais de 19 anos. Nesse período, 422 participantes desenvolveram o distúrbio, e os cientistas viram, então, que aqueles que mais consumiam ômega-3 apresentavam uma probabilidade 33% menor de ter a doença.
Peixes como sardinha, salmão e atum são boas fontes dessa gordura do bem. Incluí-los em um cardápio equilibrado pelo menos duas vezes na semana pode ser uma ótima pedida para afastar o diabete tipo 2 e mais um monte de encrencas?. |