As infecções pelo papilomavírus humano (HPV) são disseminadas e ocorrem em todo o mundo. Os HPVs infectam a pele e as mucosas e podem induzir a formação de tumores epiteliais benignos e malignos. A infecção é iniciada quando o vírus penetra no novo hospedeiro, através de microtraumatismos. A progressão da fase de incubação para a de expressão ativa depende de três fatores: da permissividade celular, do tipo de vírus e do estado imunológico do hospedeiro.
A boa saúde bucal pode reduzir o risco de infecções pelo papiloma vírus humano na boca e cânceres subsequentes relacionados ao HPV, diz um estudo publicado revista da American Association for CancerResearch.
A equipe de pesquisa da University of Texas Health Science Center acredita que este é o primeiro estudo publicado a examinar o papel da saúde bucal na infecção oral por HPV. Eles examinaram a relação entre saúde bucal e HPV e os efeitos interativos da saúde oral, tabagismo e sexo oral neste tipo de infecção.
Em geral, este estudo indica que uma saúde bucal ruim é um fator de risco independente para infecção oral por HPV, independente do status do tabagismo e comportamento de sexo oral. Considerando-se que a higiene oral é fundamental para a saúde bucal e que é modificável, intervenções na saúde pública podem visar promover a higiene oral e saúde bucal como medidas preventivas adicionais para cânceres bucais relacionados ao HPV. Contudo, são necessárias mais pesquisas para melhorar a compreensão desta relação, dizem os pesquisadores.
Segundo Thanh Cong Bui, doutor em saúde pública e bolsista de pós-doutorado no centro de ciências da saúde de Houston, “a saúde bucal ruim é um fator de risco novo e independente para infecção oral por HPV e, ao nosso conhecimento, este é o primeiro estudo a examinar a associação”.
A boa notícia é que este fator de risco é modificável - ao se manter uma boa higiene bucal e boa saúde oral, pode-se prevenir a infecção por HPV e subsequentes cânceres relacionados ao HPV.
Saúde bucal sempre em dia
A principal atitude para manter a saúde bucal em dia é aquela bem conhecida de higienizar corretamente os dentes, gengiva e língua. Como sabemos essa higiene consiste principalmente em utilizar o fio ou fita dental, e escovar os dentes e língua com uma escova apropriada e de uma maneira correta. Além da higienização certa, o ideal é que as pessoas consultem um dentista, pelo menos de seis em seis meses. É importante que o profissional possa assim avaliar a condição bucal, verificando assim a necessidade ou não de alguma intervenção, além de orientar a maneira correta de higienização.
A saúde bucal é consequência de uma boa higiene bucal e de visitas frequentes ao dentista. E já foi comprovado cientificamente que a saúde bucal interfere na saúde em geral, então todo cuidado é válido.
Fonte: Dr Alexandre Morita (CROSP 70.644) |