Embora o café seja frequentemente associado a efeitos prejudiciais sobre a saúde, ele parece ser benéfico para o fígado e proteger o órgão contra o câncer. Este é o resultado de uma meta-análise conduzida por pesquisadores italianos e publicada na revista científica "Clinical Gastroenterology and Hepatology".
Cientistas da Universidade de Milão analisaram 16 estudos que envolveram mais de 3.000 participantes e foram publicados entre 1996 e 2012. Os dados daí gerados sugerem que o consumo de café reduz o risco de desenvolver carcinoma hepatocelular, o tipo mais comum de câncer de fígado, em 40%. Alguns estudos dizem que o risco pode ser ainda mais reduzido, em 50%, se as pessoas beberem três xícaras por dia.
Apesar da consistência dos resultados, os pesquisadores ainda não têm certeza quanto à causalidade da associação. Parte da correlação pode ser explicada pelo fato de que as pessoas com doenças hepáticas ou intestinais reduzem seu consumo de café voluntariamente, presumiu o autor do estudo, Carlo La Vecchia. |