Autor Roberto Caproni - 10/03/2015
TÍTULO COMO OTIMIZAR OS RESULTADOS DO SEU CONSULTÓRIO OU CLÍNICA

Compartilhar

O que é pior para um profissional da saúde,  ter fila de espera de clientes ou ter o consultório com capacidade ociosa?

Os resultados do seu consultório ou clínica estão otimizados quando você tem:

1)    A oferta de horários da sua agenda adequada com a demanda de clientes que solicitam os seus serviços. Assim não existe fila de espera de clientes nem espaço ocioso na agenda;
2)    O seu resultado financeiro está dentro do esperado, permitindo a você e a sua família ter o padrão de vida desejado;
3)    Você tem qualidade de vida, isso é, não está estressado, tem tempo para a sua vida pessoal, familiar e social;
4)    O seu prestígio social está em ascensão.

Problema 1: Quando você tem fila de espera - A demanda é maior que a oferta.

É comum ver consultórios e clínicas com fila de espera de até dois meses ou mais. O que temos aqui? Uma demanda de clientes maior que a oferta de horários disponíveis na agenda. Isso gera no profissional uma falsa segurança, já que ele sente que não faltam clientes para os seus serviços. Fique alerta. Perigo a vista! Vamos analisar a questão na ótica do cliente. Qual cliente gostaria de ficar esperando para ser atendido? Você, como cliente, gostaria de ficar esperando semanas ou meses para ser atendido por algum profissional? Se isso acontecesse com você, o que faria? Certamente procuraria outro profissional que pudesse te atender, não é verdade? Por que o seu cliente ficaria feliz esperando para ser atendido por você? Reflita sobre isso!

A demanda de cientes é maior que a oferta porque o profissional não tem controle sobre a sua agenda e nem sobre a sua fila de clientes. O que pode acontecer? Bons clientes, muitas vezes os mais lucrativos que se encontram na fila, vão procurar outro profissional. Perder bons clientes não é nada saudável para qualquer organização.

É você quem deve gerenciar a sua agenda e a sua fila de clientes e não o inverso. Quem tem fila de espera está perdendo muito dinheiro, está estressado, com baixa qualidade de vida e com o prestígio social a beira do declínio. Muitos profissionais pensam que ter agenda cheia com fila de espera, passa ao cliente a percepção de sucesso profissional. Isso é um mito. A realidade é bem diferente já que a indigestão mata mais que a fome! 

Problema 2: Quando você tem capacidade ociosa no consultório - A oferta está maior que a demanda.

Quando você monta o seu consultório ou clínica tem custos fixos, tais como aluguel, amortização de equipamentos e gastos com funcionários, entre outros. Se você tem ou não clientes, esses gastos devem ser pagos todos os meses.

O que destrói qualquer organização é ter um custo fixo elevado e baixa receita. O que o profissional da saúde faz, muitas vezes em quase desespero, para resolver o problema? Abaixa os seus preços para aumentar o volume de clientes. Mas quando ele faz isso, eleva também os seus custos variáveis e o lucro do seu consultório ou clínica cai. Ele que trabalhava pouco e ganhava pouco passa a trabalhar muito e a ganhar menos do que ganhava. É evidente que essa situação também é estressante, sacrificando a qualidade de vida do profissional, os seus relacionamentos pessoais, familiares e sociais.

Como solucionar os problemas gerados pelos desajustes entre a oferta e a demanda.


Tanto o problema 1 quanto o 2 geram sentimento de impotência. Sentimos que não estamos  no controle de nossa vida profissional. Como podemos resolver isso?


Primeiro temos que focar no que realmente importa. O que interessa a um consultório ou clínica não é a quantidade de clientes que ele tem e sim o lucro no final do mês, a qualidade de vida do profissional da saúde e o seu prestígio na comunidade. O número de clientes é um meio e não um fim em si mesmo.

Você otimiza os resultados do seu consultório ou clínica preenchendo os horários da sua agenda com os melhores clientes. Numa fila não  gerenciada os bons clientes estão misturados com clientes que não são bons para você.  Atender a todos os clientes de forma aleatória, sem um planejamento, é uma prática do passado que ainda está presente na vida dos profissionais da saúde que pouco ou nada conhecem sobre gerenciamento de consultórios e clínicas. 

 

Ter conhecimentos elementares de administração, conhecer as regras do mercado, ter noções da área financeira e de recursos humanos, são fatores determinantes para o sucesso em qualquer atividade humana, incluindo a sua. Como dizia Peter Drucker, um dos gênios da administração do século XX : “Trabalhar com mais inteligência é mais produtivo do que trabalhar mais.” Vale a pena você fazer uma pesquisa no Google sobre as idéias de Peter Drucker.

Onde aprender sobre tudo isso de forma rápida e objetiva, focado nos interesses e na realidade de um profissional da saúde?  Foi respondendo a essa pergunta que idealizamos o MBA Compacto do Grupo Caproni.

O Brasil tem excelentes cursos MBA de Gestão. Todos com360 a 900 horas de duração. Quando você deixa de trabalhar para se dedicar no mínimo 360 horas num curso, tem que computar não só o que pagou pelo curso mas o que deixou de ganhar em seu consultório ou clínica.

 

No novo MBA Compacto do Grupo Caproni você economiza o seu tempo e o seu dinheiro. Em 64 horas você aprende aquilo que realmente importa e que faz diferença no sucesso de um profissional da saúde. A partir dos módulos I e II, isso é, de 32 horas de aula com o suporte de consultores especializados, você já terá resultados práticos que permitirá otimizar os seus resultados.

 

Para mais informações entre em contato comigo. Terei a maior satisfação em orientar você na busca de soluções para o seu consultório ou clínica. Esse é o meu e-mail pessoal: robertocaproni@terra.com.br    Se preferir, utilize o telefone 0800 283 8765 ou o Skype Roberto Caproni – Assessoria. Para mim vai ser uma grande satisfação falar com você!

 

 

Voltar