Scotia, N. Y., EUA: Greensations, uma empresa que é especializada em produtos de higiene e beleza, lançou recentemente Cocodent, a primeira pasta de dente comercial do mundo à base de óleo de coco. Uma série de estudos já mostraram que óleo de coco pode beneficiar a saúde dentária devido às suas propriedades antibióticas, que inibem fortemente o crescimento de bactérias que causam infecções orais.
Além de óleo de coco, o creme dental contém bicarbonato de sódio e óleo de hortelã, porém, sem nenhum fluoreto, substâncias químicas adicionadas, aglutinantes ou adoçantes. Segundo Greensations, essa formulação é baseada em uma antiga receita da avó do fundador da empresa, uma enfermeira que também trabalhou com remédios naturais.
A Greensations começou a desenvolver a Cocodent há cerca de um ano após pesquisar a pasta de óleo, explicou o CEO Wayne Perry. A pasta de óleo é uma antiga prática de bochechar de óleos na boca como enxaguante bucal. Seus defensores alegam que o procedimento melhora a saúde bucal, branqueia os dentes e melhora a saúde geral e bem-estar. No entanto, só existem evidencias cientificas limitadas sobre os benefícios da pasta de óleo, de acordo com a Associação Americana de Odontologia. Portanto, o óleo em pasta não é recomendado como uma prática de higiene oral complementar pela associação.
Em 2012, pesquisadores irlandeses descobriram que o óleo de coco é eficaz em bloquear o desenvolvimento da maioria das cepas de bactérias de Streptococcus, incluindo o Streptococcus mutans, que é um dos principais contribuintes para a cárie dentária.
O creme dental está disponível por R$ 39,25 na loja on-line da empresa, www.greensations.com. Além disso, as amostras estão disponíveis para os varejistas, os dentistas e mídia pessoal mediante pedido. |