CONSULTÓRIO SAUDÁVEL – Parte 1 Sergio Aronis
Consultório Saudável ou Empresa Saudável é aquela que gera lucros. Uma empresa é um organismo vivo e para que este organismo tenha uma vida longa é necessário que ela gere lucros, pois eles propiciam re-investimentos e como conseqüência uma longevidade maior.
Portanto, não vamos perder de vista este conceito, que é muito importante para o nosso negócio. Nosso consultório tem que ser saudável!
No artigo publicado na semana passada sobre Relacionamento com os seus Pacientes, abordamos alguns aspectos que vale a pena relembrarmos:
1. Quantos pacientes ativos você tem hoje? = Total de pacientes – os pacientes inativos. No Dentalis existe um relatório que lista todos os pacientes inativos.
Os pacientes inativos formam um grupo de clientes que já visitaram o seu consultório. Para este grupo é interessante pensarmos um uma estratégia de reativação, pois o custo de reativação é 3 vezes menor que o custo de captação de um novo paciente. A primeira medida a ser feita é a atualização dos dados de cadastro, principalmente o campo e-mail. Esta atualização pode ser feita pela sua recepcionista.
No próximo artigo falaremos sobre algumas estratégias de reativação.
2. Qual o número de orçamentos aprovados x número de orçamentos feitos, mensalmente?
No módulo Plano de Tratamento, existem dois relatórios: Orçamentos Aprovados e Orçamentos não Aprovados, peça estes dois relatórios para o Dentalis e monte uma planilha no excel com os dados destes dois relatórios, separados por mês. Aproveite que estamos terminando o mês de Junho para começar a sua planilha com os dados deste mês.
Ao longo do tempo, estes dados lhe mostrarão se as estratégias que vamos adotar funcionam na prática, isto é, aumentam realmente o número de orçamentos aprovados.
3. Qual o número de tratamentos interrompidos, mensalmente?
No módulo de Odontograma existe o relatório de Odontogramas não Concluídos. Vamos adotar o mesmo conceito de planilhar os dados mês a mês, começando pelo mês de Junho.
Fica fácil entender que o paciente interromper o tratamento é um fato grave e, portanto devemos conhecer claramente as razões que o levaram a esta decisão. A sua secretária, devidamente treinada, poderá obter o motivo. Eu digo, devidamente treinada, pois ela deve ter tato suficiente para extrair a informação de uma maneira que não coloque o paciente em uma posição desconfortável ou constrangedora.
4. Como e com qual periodicidade você se comunica com os seus pacientes?
Se você se comunica com os seus pacientes, uma vez ao ano, no Natal ou duas vezes, no Natal e no aniversário, fique sabendo que é muito pouco. Você deve se comunicar com ele em datas que não são óbvias, o efeito surpresa será muito maior e com certeza mais eficaz para você.
No próximo artigo, conversaremos melhor sobre novas formas de contato com os seus pacientes.
|