Autor Sergio Aronis - 10/03/2015
TÍTULO CONSULTÓRIO SAUDÁVEL- Parte II

Compartilhar

CONSULTÓRIO SAUDÁVEL- Parte II

Sergio Aronis

Neste artigo  vamos nos aprofundar em vários aspectos que com certeza contribuirão para que o consultório de cada um de vocês seja um Consultório Saudável.

1. Quantos pacientes ativos você tem hoje? = Total de pacientes – os pacientes inativos. No Dentalis existe um relatório que lista todos os pacientes inativos.

Estratégias para a reativação de pacientes inativos. O Dentalis possui um relatório que lista todos eles. Cada um de vocês deve ter em mente um período de tempo para considerar que um paciente tornou-se inativo. Em geral, podemos considerar que um paciente que não retorna ao nosso consultório por períodos superiores a um ano pode se enquadrar nessa categoria. Entre no Dentalis, Arquivo de Pacientes, Relatório – Pacientes Inativos. No campo data informe a data da última visita do paciente, portanto, se você considera que inativo é quem não vem ao consultório a mais de 12 meses, informe no campo data da última consulta 05/07/2006. O Dentalis procurará todos os pacientes com última data de consulta menor ou igual a 05/07/2006.

Como o Dentalis faz isto? Fácil, ele vasculha os odontogramas, verifica todas as datas dos procedimentos e compara com a data que você informou. Portanto é necessário ter os odontogramas preenchidos para que o Dentalis ache os pacientes inativos.

Agora que você tem a lista de inativos em mãos. O que fazer? Simples! Tratar de reativá-los o mais rapidamente possível. Uma boa estratégia é ligar para a atualização de cadastro e convidá-lo para uma profilaxia gratuita. Não utilize o termo profilaxia, pois é um termo técnico. O aconselhável é sempre utilizar termos de fácil compreensão ao seu cliente, nesse caso, limpeza.

No convite que deve ser sempre transmitido à pessoa - e não a empregada ou algum parente -esclareça os benefícios da profilaxia como um procedimento preventivo e estético, portanto muito menos custoso para o paciente.

Paralelamente, mande uma carta bem elaborada, de preferência sobre um assunto de interesse geral, como odontologia estética, clareamento, ortodontia etc... Para cada um dos seus pacientes inativos.

Faça o controle de quantos pacientes você conseguiu reativar.

Todo mês novos pacientes tornam-se inativos, portanto esta estratégia de reativação deve ser uma prática constante do seu consultório.

2. Como e com qual periodicidade você se comunica com os seus pacientes?

Hoje abordaremos formas de comunicação com os seus pacientes. Em uma das minhas palestras sobre Gerenciamento Eficaz de um Consultório Odontológico, um dentista comentou que ele enviava a seus pacientes um cartão desejando uma feliz páscoa. Vejam que idéia simples e de grande efeito, porquê mandar apenas cartões de natal, que se perdem dentre uma infinidade de outros cartões quando temos várias datas ao longo do ano, pouco exploradas?

Criatividade e efeito surpresa fazem uma aproximação marcante com os seus pacientes.

O programa Dentalis possui uma ferramenta ainda pouco explorada por vocês. O torpedo, ou mensagem de texto para o celular do paciente.

Você sabia que pode enviar torpedos confirmando as consultas do dia seguinte? Ou torpedos de aniversário, ou de retorno?

Esse é um exemplo de aproximação inteligente, sem ser invasivo. O paciente lê quando pode e quer, portanto, não lhe atrapalha. Por outro lado, essa idéia AINDA é pouco explorada.

Para terminar esta série de artigos, quero convidar cada um de vocês a visitar os seus consultórios com o olhar do seu paciente. Como fazer isto? Fácil! Ao chegar amanhã cedo, vá direto para a sua sala de espera, sente-se no seu sofá e perceba e sinta a visão que o seu paciente tem do seu consultório, enquanto está a espera da consulta. O sofá é confortável? O estado geral da sua sala inspira tranqüilidade? As revistas estão novas e em bom estado? Há disponibilidade de água e café?

Com certeza vocês descobrirão aspectos muito interessantes.
 

 

Voltar