A dose faz o veneno - isso também pode ser aplicado à corrida, visto que apenas a corrida moderada é benéfica para a saúde de uma pessoa. Este é o resultado de um estudo realizado por pesquisadores dinamarqueses publicado na revista "Journal of the American College of Cardiology".
Cientistas do Hospital de Frederiksberg em Copenhague coletaram dados de 1.098 corredores e de 413 não corredores sedentários durante 12 anos. No início do estudo, todos os participantes era saudáveis. Ao longo do estudo, 28 corredores e 128 controles faleceram.
As análises mostraram que aqueles que corriam em excesso tiveram quase a mesma taxa de mortalidade dos não corredores. A mortalidade era mais baixa entre os corredores moderados. Isto significa que exercícios vigorosos em excesso através de corrida podem trazer riscos para a saúde em longo prazo, disseram os pesquisadores. O sistema cardiovascular é particularmente afetado.
A equipe liderada por Peter Schnohr disse que a duração ótima de uma corrida seria de uma a duas horas e meia, três vezes por semana. Portanto, correr algumas vezes por semana a uma velocidade moderada é a melhor opção para aumentar a expectativa de vida. "Mais do que isso não é apenas desnecessário, mas pode ser nocivo", enfatizou Schnohr. |