Autor Victor Hugo Cardoso - 10/03/2015
TÍTULO DESORDENS DE ATM SE TORNAM MAIS COMUNS E ATINGEM MAIS MULHERES

Compartilhar
Se o paciente sente dores de cabeça ou de ouvido recorrentes e não consegue diagnosticar a origem do problema, talvez a causa esteja relacionada a uma Desordem de ATM - a Articulação Temporomandibular. Este é um  problema atinge especialmente mulheres de 20 a 50 anos, e tem como uma de suas principais causas o estresse.

“Pessoas com dentes muito tortos ou faltando também podem ter interferências na articulação. Outros sintomas comuns da DTM são ruídos ou estalidos na articulação ao bocejar, mastigar e falar; dor na articulação de um ou dos dois lados da face; zumbidos no ouvido; e dificuldades para abrir ou fechar a boca (sensação de que a boca travou)”, explica o ortodontista Gustavo Bastos.

O diagnóstico é clínico: o dentista vai apalpar os músculos e a articulação do paciente e fazer uma série de perguntas sobre os seus hábitos. Em alguns casos, é preciso complementar o diagnóstico com exames de imagem, como radiografias e tomografias, para verificar o nível de comprometimento da articulação. Para 70% dos pacientes, o tratamento consiste na utilização de um tipo de placa de acrílico para dormir.

“Quando o paciente tem uma dor no joelho porque pisa errado, o ortopedista pode indicar uma palmilha para resolver o problema. Com a placa é a mesma coisa: é como se ela fosse uma palmilha para a boca, auxiliando no encaixe dos dentes de forma correta e a aliviar a pressão sobre a articulação”, afirma ainda o especialista.

Além da placa, o tratamento pode envolver fisioterapia (quando a pessoa tem limitação de abertura da boca) e o uso de relaxantes musculares e anti-inflamatórios. Em casos mais raros - cerca de 1% - recomenda-se a cirurgia de articulação.

Voltar