Uma alimentação baseada apenas em itens vegetais pode afetar negativamente a saúde bucal. Ao eliminar determinados grupos de alimentos, pode-se perder nutrientes essenciais para saúde dos dentes e da gengiva.
Muitos vegetarianos têm dificuldade em adquirir vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e, portanto, têm uma maior susceptibilidade à cárie dentária e a periodontites. Muitas vezes, recomenda-se a suplementação para esses pacientes.
A vitamina A está diretamente ligada à saúde das mucosas, como a gengiva. Já a vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio, que vai formar e fortalecer os dentes. A vitamina E, por sua vez, combate o envelhecimento das células e a K evita sangramentos, pois atua na coagulação.
O potencial para deficiências nutricionais, de acordo com o dentista, é maior entre as crianças e adolescentes que decidem se tornar vegetarianos ou vegans - aqueles que, além de carne, não consomem nenhum alimento de origem animal, como ovos e leite.
Os cereais integrais, as sementes como o gergelim, o girassol, a linhaça e a abóbora, além das folhas verde escuras, ajudam a melhorar a absorção das vitaminas lipossolúveis, e podem ser uma solução principalmente para os vegans.
Outra dica é a ingestão de frutas amarelas no café da manhã, junto com farelo de trigo ou aveia. Nas saladas, duas colheres de azeite de oliva e vinagre também são aliados da absorção dos nutrientes necessários à saúde bucal.
No caso da vitamina D, já existem no mercado leites, iogurtes e cremes de leite à base de soja com adição do nutriente. Os leites de soja fermentados com lactobacilos, além de fonte de vitamina D também ajudam na absorção de outros nutrientes.
Tanto a carência dessas vitaminas, quanto seu excesso, fazem mal. Como elas não são eliminadas pela urina, ficam armazenadas do organismo. Por isso é preciso orientação de um especialista na hora de montar o cardápio. |