Autor Sergio Aronis - 10/03/2015
TÍTULO Dicas de Uso - Agenda

Compartilhar

Dicas de Uso – Agendamento

Sergio Aronis

 

Hoje vamos conversar sobre o uso correto da Agenda.

Todos nós concordamos que o uso correto da agenda determina uma melhor ou pior produtividade do seu consultório. E para que esta importante ferramenta do Dentalis funcione corretamente, vamos repassar alguns pontos importantes.

 

1o. Como configurar o seu horário de trabalho e senhas

 

O programa é enviado com uma agenda de número 00 pré-cadastrada (versão Dentalis Classic) e no caso da versão Dentalis Net é necessário cadastrar a 1a. agenda - Arquivos - Configuração - Agenda - Agenda horário. Caso seja necessário criar mais agendas, basta atribuir códigos crescentes, 01, 02 etc... para cada nova agenda.

Abra o programa e vá até a opção configuração, escolha agenda  - horário. Nesta tela configure o seu horário de entrada e saída, duração da consulta e o seu horário de almoço.

 

Você pode dar um nome à sua agenda, ele pode ser o nome do dentista dono desta agenda ou se você utilizar uma agenda por sala, o nome da sala.

 

Não se esqueça de configurar os campos senha de alteração e exclusão, desta forma apenas quem souber as senhas poderá excluir ou alterar horários já marcados.

 

2o. Configure os tipos de faltas

 

No mesmo menu de configuração da agenda existe a possibilidade de configurar os tipos de faltas.

 

Se você estiver com a ferramenta Customix ajustada, ela lhe mostrará o custo hora da sua clínica.

 

Você sabia que com um custo hora de R$ 65,00 (média nacional)  se você tiver 04 faltas por semana, isto representa uma perda mensal de R$ 1.040,00 ?

 

Então mãos a obra, configure os tipos de falta e não se esqueça de colocar uma penalidade para a falta injustificada.

 

Se você configurar corretamente as faltas, ao indica-las na agenda, o Dentalis lançará as penalidades automaticamente no Contas a Receber.

 

3o. Visualizando a sua agenda

 

Você poderá visualizar toda a semana ou apenas um dia (botão agenda diária).

 

Para marcar vários horários para o mesmo paciente, basta colocar os horários de início e término da consulta e indicar o número de consultas e o intervalo entre elas.

 

Utilize o botão bloqueio para impedir que alguém marque consultas em dias e horários nos quais você não estará atendendo.

 

4o. Relatórios e a ferramenta Torpedo

 

O botão relatórios dá acesso a importantes informações da sua agenda.

 

Agenda Semanal / Quinzenal – imprime todos os horários marcados dentro do período selecionado.

 

Consultas por Paciente – Informa todas as consultas de determinado paciente.

 

Faltas por Paciente – Este relatório é muito importante, pois demonstra todas as faltas que determinado paciente teve. Para que ele saia correto é necessário que quando o paciente faltar, você marque esta condição. Clique sobre o horário marcado e indique a falta. Caso tenha sido uma falta com penalidade, como uma falta não justificada, o Dentalis colocará o valor da multa no contas a receber;

 

Pacientes do Dia – Como o nome diz, relaciona todos os pacientes marcados em determinado dia, o Dentalis coloca ao lado do nome a observação que você porventura tenha marcado. Este relatório pode ser impresso no dia anterior e colocado na sua mesa, junto com as  fichas clínicas.

 

Ferramenta Torpedo

 

Muito temos falado sobre a importância da comunicação com o seu paciente, utilizando um recurso de baixo custo e economia de tempo.

 

O seu Dentalis já vem configurado para a utilização automática do torpedo. Ele funciona para todas as operadoras e a grande vantagem é o envio automático para todos os celualres de uma lista de pacientes.

 

Se você tirar o relatório de pacientes do dia, no dia anterior, e escolher a saída Torpedo o Dentalis enviará autoamticamente uma mensagem para cada paciente, indicando o horário da consulta.

 

Com esta ferramenta você garante uma diminuição de 38%  no seu índice de faltas, se pegarmos o exemplo anterior, isto significa uma economia mês de R$ 395,20.

 

Para utilizar desde já os torpedos basta adquirir seus créditos com a Dentalis, mande um email para sac@dentalis.com.br que lhe enviaremos as condições de compra.

 

Sergio Aronis

Voltar