Autor Victor Hugo Cardoso - 10/03/2015
TÍTULO EXAME DE SANGUE SIMPLES PODE VIR A DETECTAR CÂNCERES EM ESTÁGIO INICIAL

Compartilhar
Um exame de sangue simples pode detectar cânceres de pulmão e próstata em estágio inicial, assim como recidivas, de acordo com um estudo norte-americano apresentado no encontro anual Anesthesiology 2013 em São Francisco.

O estudo, conduzido por pesquisadores da Clínica Cleveland, avaliou amostras de sangue de 55 pacientes com câncer de pulmão e 40 pacientes com câncer de próstata e as compararam com amostras de sangue de pessoas sem câncer. Em uma segunda fase do estudo, foi realizado o exame pré-operatório do sangue de 24 pacientes com cirurgias curativas de câncer de pulmão marcadas e, mais uma vez, seis a 24 horas após a operação.

Os pacientes com câncer apresentaram concentrações uma a seis vezes mais altas de ácidos graxos livres no soro e seus metabólitos (o biomarcador) no sangue comparado aos pacientes sem câncer. Na segunda fase, as concentrações de ácidos graxos livres no soro caíram de três a dez vezes no intervalo de 24 horas após a cirurgia de remoção do tumor.

"Esse é um primeiro passo emocionante para chegar a um modo descomplicado de detectar o estágio inicial de cânceres de pulmão, próstata e, talvez, outros", disse o autor sênior, Daniel I. Sessler. "Ele também pode ser usado para medir o sucesso da cirurgia de ressecção do tumor, imediatamente após a cirurgia e a longo prazo para a triagem de recidivas".
Voltar