Fort Collins, Colorado;EUA: Estima-se que apenas nos EUA cerca de 36 milhões de pessoas sofram com perda de audição. Ainda que aparelhos auditivos implantados cirurgicamente tenham sido utilizados eficientemente por muitos anos, nem todos os pacientes são elegíveis a este procedimento. Pesquisadores agora desenvolveram uma nova tecnologia que pode ajudar pacientes com deficiência auditiva a ouvir através de um retentor na boca.
A nova tecnologia, desenvolvida na Universidade do Colorado, utiliza um dispositivo por Bluetooth que detecta sons e envia impulsos elétricos a um retentor carregado com eletrodos. Ao pressionar a língua contra o retentor o usuário sente um padrão distinto de impulsos elétricos como uma sensação de cócegas ou vibração.
A língua tem milhares de nervos e o cérebro é capaz de decodificar informações complicadas a partir das sensações da língua, segundo os pesquisadores. Por isso, com treino, o cérebro dos pacientes vai aprender a interpretar padrões específicos como palavras, assim permitindo que eles “ouçam” através da boca, explicaram os pesquisadores.
Após entrarem com uma patente provisória para a tecnologia, os cientistas lançaram um estudo que visa determinar quais partes da língua detectam impulsos elétricos e se essas áreas se diferem de pessoa para pessoa. No estudo os participantes colocam uma gama de eletrodos na boca e relatam onde eles sentem os impulsos elétricos e quão fortes eles são. Se padrões para os nervos forem consistentes, o dispositivo pode ser padronizado para todos os pacientes, se não, será customizado para cada um, o que deve afetar o custo. |