Cambridge, Mass., EUA: Cáries, uma das doenças orais mais comuns no mundo, são predominantemente causadas por bactérias Streptococcus mutans. De acordo com um estudo publicado recentemente, mucinas salivares, a principal formadora dos componentes do muco, podem ter papel importante em inibir patógenos orais, como S. mutans, e ajudar a prevenir cáries.
S. mutans causa cáries dentais ao aderir à superfície do dente, promovida pela formação de biofilme. Uma vez que a bactéria se adere à superfície ela produz ácidos orgânicos que dissolvem o esmalte do dente, levando a formação de cavidades.
Utilizando formações de colônias da S. mutans e microscopia fluorescente, os pesquisadores descobriram que ainda que as mucinas salivares MUC5B não alterem o crescimento da S. mutans em 24 horas, elas diminuíram a aderência da superfície e a formação de biofilme ao manter a S. mutan na forma planctônica.
Os pesquisadores então sugeriram que o MUC5B pode ter papel crucial na prevenção de cáries e em seu diagnóstico.
O estudo intitulado “Mucinas Salivares protegem superfícies da colonização por bactérias cariogênicas” (Salivary Mucins Protect Surfaces from Colonization by Cariogenic Bacteria), foi publicado on-line em 24 de outubro pela revista Applied Environmental Microbiology. Foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Havard e do Instituto de Tecnologia de Massachussets, MIT. |