Jecheon, Coreia: Em comparação ao tamanho da mordida, gramas de comida ingerida por minute, força da mordida e duração das refeições, entre outros fatores, pesquisadores da Coreia concluíram que há diferenças substanciais entre os gêneros para cada parâmetro. Enquanto homens têm mordidas maiores e mais rápidas, mulheres mastigam no mesmo ritmo que os homens, mas mastigam mais vezes os alimentos, assim aumentando a duração de suas refeições significativamente.
O estudo incluiu 24 homens e 24 mulheres. Utilizando eletrodos presos a pele que recobre os músculos da mastigação, os pesquisadores mensuraram o tamanho da mordida, força, mastigadas por grama, o número total de mastigação, e outros fatores enquanto os participantes mastigavam porções de 152 gramas de arroz.
A análise concluiu que o tamanho da mordida e a força são significativamente mais altos nos homens. A velocidade de ingestão também é maior para os homens. Mastigações por grama também são maiores para mulheres que para os homens, no entanto a velocidade de mastigação não difere entre os gêneros. Por isso, a duração das refeições é significativamente maior para as mulheres.
“Os resultados deste estudo mostram claramente que as mulheres fazem mordidas menores e mastigam melhor, com força da mordida e mastigação menores que as dos homens, enquanto estes consomem basicamente a mesma quantidade de comida”, concluíram os pesquisadores.
O estudo intitulado “Diferenças nos comportamentos alimentares e do desempenho de mastigação por gênero e situação de obesidade” foi publicado na edição de janeiro do Physiology and Behavior Journal. |