As aparentemente inocentes latinhas que trazem em seu conteúdo refrigerante, sucos, cervejas e outros mais segundo pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, na Coréia do Sul, podem vir a prejudicar a saúde dos indivíduos e até mesmo provocar hipertensão. O Bisfenol, substância utilizada na fabricação de embalagens tanto de alumínio como de plástico, é velha suspeita de provocar sérios danos ao organismo.
Para checar se ela prejudicaria o peito, os cientistas recrutaram para o estudo 60 participantes, todos sexagenários. A recomendação era que tomassem leite de soja – a bebida foi entregue a eles dentro de uma lata de alumínio ou garrafa de vidro. Cabe ressaltar que o leite de soja foi escolhido porque não apresenta ingredientes que elevem a pressão. Pois bem: duas horas depois de engolirem o líquido, os voluntários se submeteram a uma série de testes.
E os resultados foram surpreendentes. Para ter ideia, quem consumiu a bebida na latinha viu a concentração de bisfenol aumentar em até 1600% e a pressão arterial subir cerca de 4,5 mmHg em comparação àqueles que ingeriram o alimento das garrafas de vidro. Embora os autores da investigação peçam cautela, talvez seja melhor evitar certos recipientes, principalmente se estiverem amassados, arranhados ou danificados. |