Autor Victor Hugo Cardoso - 10/03/2015
TÍTULO PARA PROLONGAR O BOM HÁLITO POR UM TEMPO MAIOR

Compartilhar
Segundo estudo da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP, usar escova e pasta de dentes e também um enxaguante bucal à base de clorexidina é o jeito mais eficiente de dar fim ao cheirinho nada agradável que sai da boca ao raiar do dia. Quem chegou a essa constatação foi o doutorando Jeronimo Neto. 

Para realizar o estudo, ele selecionou 20 voluntários e os orientou a permanecer 24 horas sem realizar a higiene bucal para, assim, poder registrar os índices de halitose. O hálito foi analisado antes da limpeza, imediatamente depois e após três horas. Entre os produtos testados estavam: higienizador lingual, higienizador integrado à escova dental, dois enxaguatórios à base de clorexidina ou cloreto de cetilpiridínio e uma escova com pasta de dente. 

“Concluímos que a limpeza mecânica da língua é capaz de melhorar o hálito imediatamente, porém, o efeito tem curta duração. Já os antissépticos com clorexidina e a higienização da boca, juntos, conseguem reduzir o hálito por um período maior”, conta o pesquisador. Cabe lembrar que ele procurou solucionar a halitose matinal. Quando o problema persiste ao longo do dia, a forma de tratamento é outra.
Voltar