Você sabia???
Higiene bucal
Deve iniciar desde o nascimento dos primeiros dentes, devendo ser escovados pelos pais e/ou alimentação durante todo o desenvolvimento infantil até por voltar dos sete anos. Após esta fase a criança ainda necessita da supervisão do adulto.
O odontopediatra orientará quanto:
- À técnica de escovação;
- O tipo de escova;
- O tipo de creme dental;
- O uso do fio dental;
- À aplicação do flúor.
Aliementação
Os açúcares refinados sob qualquer forma como doces, refrigerantes, gomas de mascar, chás e achocolatados, balas, mel e outros, contribuem para a formação e desenvolvimento de lesão de cárie dental. Escove os dentes logo após todas as refeições.
Cronologia de erupção
Os primeiros dentes decíduos erupcionam por volta dos seis meses de idade e os primeiros dentes permanentes por voltados seis anos. Os primeiros molares permanentes erupcionam atrás do último molar decíduo e não substituem nenhum dente decíduo merecendo atenção especial com os cuidados da higiene bucal.
Tratamento endodôntico (de canal)
Os dentes decíduos têm estruturas semelhantes às dos permanentes e necessitam dos mesmos cuidados. Lesões extensas de cárie podem antecipar a perda do dente decíduo prejudicando o espaço para o futuro dente permanente. É fundamental a avaliação do tratamento endodôntico para que o foco da infecção seja removido e o dente possa cumprir sua função até a erupção do dente permanente.
Dicas importantes aos pais e/ou responsáveis:
- Evitar a ingestão excessiva de alimentos que contenham carboidratos sob forma de açúcares refinados, como os doces e refrigerantes, porque promovem o desenvolvimento da placa bacteriana que tem um papel importante para a ocorrência da desmineralização do esmalte do dente, afetando e prejudicando a estrutura dental.
- Nos intervalos entre as refeições alimentos, optar por alimentos mais saudáveis, como as frutas.
- Incluir nas refeições alimentos mais sólidos e fibrosos, porque auxiliam a correta mastigação.
- Escovar os dentes logo após as amamentações e refeições.
- Em caso de trauma dental, procurar rapidamente um Odontopediatra.
- Levar seu filho periodicamente ao Odontopediatra para orientação e conservação da saúde bucal.
|