Autor Jornal Dentistry - 18/08/2015
TÍTULO RELAÇÃO ENTRE MÁ HIGIENE ORAL E HIPERTENSÃO

Compartilhar

A hipertensão é uma condição comum, mas perigosa. Não tratada, pode provocar a acidente vascular cerebral, lesões cardíacas e arteriais e a problemas renais. Um estudo sul-coreano sugere que a probabilidade de desenvolver hipertensão pode estar ligada a má higiene oral.

No estudo foram analisados dados clínicos de 19.560 participantes, recolhidos entre 2008 e 2010 pelo Korea National Health and Nutrition Examination Survey. A hipertensão arterial foi determinada pelo uso de medicação anti-hipertensiva ou por uma pressão arterial média superior a 140/90 mmHg. De acordo com estes critérios, a hipertensão arterial foi diagnosticada em 5.921 pessoas.

Além disso, os hábitos de higiene oral foram avaliados pela frequência diária de escovação dentária, bem como a utilização de produtos de saúde oral, tais como fio dental, elixir oral, escovas interdentais e escovas de dente elétricas.

As análises mostraram que escovação frequente pode ser associada a uma diminuição da prevalência de hipertensão em indivíduos com e sem periodontite. O maior número de casos de hipertensão foi detectado nos participantes com má higiene oral.
De acordo com os pesquisadores, o estudo sugere que periodontite e hipertensão podem estar relacionadas, a inflamação pode levar ao aumento da pressão arterial, o que permita concluir que a higiene oral pode ser considerada um fator de risco independente para a hipertensão, manter hábitos de boa saúde oral pode prevenir e controlar esta condição. 

Voltar