Autor Victor Hugo Cardoso - 31/08/2015
TÍTULO RESVERATROL, ENCONTRADO NAS FRUTAS, PODE AJUDAR A COMBATER OBESIDADE

Compartilhar
Frutas podem apresentar uma nova estratégia na prevenção da obesidade. Este é o resultado de um estudo norte-americano publicado na revista “International Journal of Obesity”. De acordo com o estudo, os altos níveis de resveratrol, respectivamente polifenol, encontrado em bagas, uvas e maçãs, aumentam a conversão da gordura branca em gordura bege e, assim, reduziram o ganho de peso em camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura.


Pesquisadores da Universidade do Estado de Washington (Pullman) alimentaram os camundongos em laboratório com uma dieta rica em gordura. Além disso, um grupo dos roedores recebeu resveratrol em quantidades equivalentes a três porções de fruta por dia em humanos (cerca de 340 gramas). O estudo mostrou que esses camundongos ganharam 40 por cento menos peso em comparação com o grupo controle alimentado somente com dieta de alto teor de gordura.

“Os polifenóis nas frutas, incluindo resveratrol, aumentam a expressão genética que aumenta a oxidação das gorduras alimentícias e, assim, o organismo não fica sobrecarregado”, explicou o autor do estudo, Min Du. “Eles convertem a gordura branca em gordura bege, o que queima os lipídios como calor - ajudando a manter o organismo em equilíbrio e evita a obesidade e a disfunção metabólica.” Esse processo foi possível graças a uma proteína chamada AMPK, que regula o metabolismo da energia no organismo.

Voltar