Autor Victor Hugo Cardoso - 29/04/2015
TÍTULO SEVERIDADE DA GENGIVITE INFLUENCIA GRAVIDADE DE ATAQUES CARDÍACOS

Compartilhar
Granada, Espanha: A relação entre a periodontite e ataques cardíacos tem sido investigada até certo ponto, no entanto, não há conclusão se a severidade da periodontite influencia a força dos ataques cardíacos. Pesquisadores da Universidade de Granada demonstraram recentemente que a extensão e severidade da periodontite crônica está de fato relacionada com a intensidade do infarto agudo do miocárdio.

Para o estudo eles acompanharam 112 pacientes que sofreram infartos do miocárdio. Esses pacientes passaram por uma série de testes e verificações cardiológicas, bioquímicas e periodontais. Utilizando os níveis séricos da topônima I e mioglobina, que são biomarcadores de necrose miocárdica, e com dados obtidos de cada paciente, os pesquisadores concluíram que extensão e severidade da periodontite estão associadas com a intensidade do infarto agudo o miocárdio.

Segundo o Prof. Franciso Mesa Aguado do departamento de periodontologia da Universidade, “Periodontite crônica aparenta ser um fator de risco e pode ter papel importante nos prognósticos de infartos agudos do miocárdio”. Os pesquisadores ressaltam que ainda é necessário conduzir verificações de retorno dos pacientes com periodontite que sofreram infecções do miocárdio para determinar sua severidade ou ausência dela, e de suas evoluções clínicas. (novos eventos coronários, falhas cardíacas ou mortes).

“Se for o caso, periodontite crônica deve ser considerada um indicador do desenvolvimento de infartos do miocárdio, e por isso incluída na estratificação de risco”, disse Mesa Aguado.

O estudo intitulado “Infarto agudo do miocárdio está relacionado com a extensão e severidade da periodontite” (Acute myocardial infarct size is related to periodontitis extent and severity), foi publicado em outubro de 2014 no Journal of Dental Research.
Voltar