A bebida, considerada um dos símbolos de alimentação saudável, continua recebendo atenção de pesquisadores ao redor do mundo.
Dessa vez, quem faz o alerta são Naveed Sattar e Jason Gill, ambos do Instituto de Cirurgia Cardiovascular e Ciências Médicas da Universidade de Glasgow, na Escócia.
Eles afirmam, em estudo publicado no The Lancet Diabetes & Endocrinology, que, devido ao seu alto teor de açúcar, o suco de frutas pode ser tão prejudicial à saúde quanto bebidas adoçadas artificialmente, como refrigerantes.
Por causa disso, eles defendem que o refresco não deve contar como uma das cinco porções de vegetais que precisamos consumir todo dia, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Afinal, ao preparar a bebida, algumas substâncias benéficas encontradas nas frutas podem se perder pelo meio do caminho — caso das fibras, que dão saciedade e impedem picos de glicose no sangue.
Para os cientistas, uma maneira de evitar problemas seria estampar nos rótulos que o consumo diário do produto não pode exceder 150 mililitros. |