Autor Victor Hugo Cardoso - 10/03/2015
TÍTULO SUSPEITA: CONSUMO EXAGERADO DE ALIMENTOS GRELHADOS PODE AUMENTAR O RISCO DE ALZHEIMER E DIABETE

Compartilhar
Aquela carne recém-saída da chapa pode não ser a melhor opção no dia a dia. Segundo estudo da Icahn School of Medicine at Mount Sinai in New York, nos Estados Unidos, alimentos de origem animal submetidos a temperaturas elevadíssimas apresentam maior concentração dos produtos finais de um processo chamado glicação avançada. O problema é que essas substâncias estariam ligadas ao desenvolvimento de doenças como diabete e Alzheimer.

Para verificar a influência de tais compostos, os pesquisadores analisaram indivíduos saudáveis acima de 60 anos de idade. Alguns tinham níveis altos de produtos de glicação avançada, enquanto outros apresentavam taxas mais baixas dessas moléculas. Depois de nove meses, os integrantes do primeiro grupo sofreram declínios cognitivos – os demais permaneceram saudáveis.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, o resultado demonstra que é necessário se preocupar não apenas com o que se come, mas também com a preparação do alimento. Uma boa alternativa é cozinhá-los em temperaturas mais baixas ou com maior quantidade de água.
Voltar