Autor Investigação Oncológica - 10/03/2015
TÍTULO TESTE AO SANGUE PODE DETECTAR PRIMEIROS SINAIS DE CANCRO ORAL

Compartilhar

Teste de sangue pode detectar primeiros sinais de cancro oral

 

Investigadores australianos desenvolveram um exame de sangue, rápido e de baixo custo para detectar os primeiros sinais do cancro oral. O teste de diagnóstico examina o perfil de pequenas moléculas chamadas microRNA no sangue e pode ser feito ao mesmo tempo que outras analises de rotina, tais como para o colesterol.

Presentemente, não existem testes de rotina para rastreio do cancro oral. A investigação espera que um simples exame de sangue poderá mudar isso e, ao fazê-lo, ajudar a conter o aumento global dos vários tipos de cancro oral.

De acordo com os investigadores cerca de 300.000 novos casos de cancro oral foram registados globalmente em 2012, . As principais barreiras ao tratamento continuam a ser a detecção tardia da doença e pouca consciência deste problema. Os sintomas de aviso incluem dor, inchaço, uma voz rouca e dificuldade de deglutição — sintomas que muitas vezes são ignorados ou diagnosticados como por exemplo uma constipação.
O teste, denominado “miLIFE”, foi desenvolvido por pesquisadores da University of Technology, Sydney (UTS) Centro de Tecnologias de Saúde. Actualmente o teste leva cerca de 48 horas a apresentar resultados. Deverá levar 2 a 3 anos até ser comercialisado.
A tecnologia, em desenvolvimento desde 2006, tem evoluído através de uma permanente colecta de amostras de pacientes com cancro oral, em vários hospitais de Sydney. Os pesquisadores colaboraram com o Sydney Head and Neck Cancer Institute, o Cancer Council Australia, e o Mount Sinai Hospital in New York.

O próximo plano dos investigadores é expandir o projeto para a India com o Vellore Christian Medical College Foundation . Escolheram a Índia porque o país tem uma das mais elevada taxa mundiais de cancro oral, com 40.000 casos diagnosticados anualmente.


Fonte: http://oralcancernews.org/wp/category/oral_cancer_news/

Voltar