Autor Roberto Caproni - 10/03/2015
TÍTULO Valor e preço

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Valor e preço.
Como aumentar a credibilidade na relação com o cliente tornando
irrelevante  o preço da consulta ou do tratamento.

(*) Por Dr. Roberto Caproni

Um amigo de Goiânia me relatou um fato muito interessante:

Seu pai não estava se sentindo bem e foi a um médico clínico geral para uma consulta. Em frente ao quadro clínico apresentado, o médico sugeriu que ele procurasse um oncologista com a máxima urgência. O diagnóstico do oncologista foi câncer com metástase e uma expectativa de vida de aproximadamente 30 dias.

Em frente a algo tão assustador, a família desse meu amigo entrou em pânico. O médico clínico geral foi o ombro amigo que deu suporte psíquico e social a todos e assim fez diferença, marcando de forma positiva a vida daquelas pessoas.

Logo depois o médico clínico geral se mudou para o interior paulista, para uma cidade que fica a 1.100 quilômetros de Goiânia.

Quando esse meu amigo e seus familiares precisavam se consultar com um clínico geral, o que eles faziam? Iam a um médico em Goiânia, que possui excelentes profissionais da saúde? Não, eles viajavam 1.100 para ir até ao médico que tinha dado suporte a eles durante a doença do pai.  São 1.100 quilômetros para ir e 1.100 quilômetros para voltar.  São 28 horas dentro de um carro!

Se entendemos esse caso, podemos compreender aspectos interessante na relação de um profissional da saúde com os seus clientes.

O médico, clínico geral, cobra R$ 200,00 pela sua consulta particular. Vamos supor que ele passasse a cobrar R$ 300,00, meu amigo e seus familiares ainda iriam até ele no interior paulista? Certamente! Veja que o maior custo não está no preço da consulta e sim na viagem de 2.200 quilômetros, no desgaste do carro, nos dias de serviço perdido e nos riscos da viagem.

Ainda apenas a título de análise, vamos supor que o médico, clínico geral, passasse a cobrar R$ 500,00 a consulta. Será que o meu amigo e seus familiares ainda iriam até ele? Com certeza!

Refletindo sobre isso podemos concluir que na área da saúde o cliente não é sensível aos preços da consulta ou do tratamento e sim a credibilidade inspirada pelo profissional. O que é credibilidade?

Credibilidade = Respeito Mútuo + Confiança.

A confiança depende da transparência e da coerência.  O que podemos fazer para que as pessoas confiem mais em nós?

  • Procure antes compreender e somente depois ser compreendido.


  • Cumpra promessas. Nunca se atrase nas consultas.
  • Seja honesto e franco falando verdades com amor.
  • Seja amável e cortês.
  • Desenvolva relações do tipo ganha-ganha.
  • Esclareça expectativas.
  • Seja leal aos ausentes.
  • Peça desculpas de forma sincera.
  • Procure receber feedback.
  • Desenvolva a capacidade de perdoar.

A credibilidade, o respeito mútuo e a confiança representam um alto valor agregado na relação com o cliente. Quando o cliente percebe valor na relação de troca, o preço se torna irrelevante e a última coisa com a qual ele se preocupa.

Com credibilidade você se torna único na percepção do cliente.

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