Alguns medicamentos usados para o tratamento de depressão podem interferir com os implantes dentários devido à SSRIs
Pessoas com implantes dentários e que fazem tratamento prara a depressão devem ter cuidado com a medicação que tomam. Isto deve-se porque os Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs) presentes em alguns medicamentos para a depressão reduzem a formação óssea.
Um grupo de Associações Internacionais e Americanas de Pesquisa de Saúde Oral realizaram em conjunto um estudo que prova que alguns medicamentos usados no tratamento da depressão e que contenham SSRIs (Inibidores seletivos da recaptação da serotonina)pode aumentar o risco de fratura óssea.
O objetivo do estudo foi explorar a relação entre SSRIs e os implantes ósseo integrados. A pesquisa realizou-se em pacientes com implantes dentários, entre janeiro de 2007 e janeiro de 2013. A amostra do estudo foi de 916 implantes dentários aplicados em 490 pessoas que foram estudadas para avaliar o risco de falha do implante dentário associado aos SSRIs.
Os resultados mostram que o uso de SSRIs produziu um aumento do risco de insucesso do implante dentário. Para os não-usuários de SSRIs, a taxa de reprovação foi de 4,6% em comparação com 10,6% para os usuários. Não foi possível neste estudo consultar os arquivos dos pacientes e saber qual a dosagem dos medicamentos com SSRIs utilizada nem o período em que foram aplicados. Mesmo assim, a pesquisa demosntra que a utilização de medicamentos com SSRIs aumenta o risco de falha dos implantes ósseointegrados.
Fonte: Jornal Dentistry |