Autor Victor Hugo Cardoso - 10/03/2015
TÍTULO "ISCA" PARA BACTÉRIAS PODE VIR A SUBSTITUIR ANTIBIÓTICOS

Compartilhar
Tendo em vista o aumento na resistência aos antibióticos, a pesquisa de medicamentos alternativos está correndo em plena capacidade. Um grupo internacional de pesquisadores sob liderança suíça desenvolveu uma espécie de "isca" para bactérias que pode possibilitar a luta contra elas sem o uso de antibióticos. O estudo foi apresentado na "Nature Biotechnology".

A abordagem da pesquisa, liderada por cientistas da Universidade de Berna, baseia-se em nanopartículas artificiais feitas de lipídios encontrados nas células do corpo (lipossomas). Normalmente, elas são usadas para entregar medicamentos. Aqui, os pesquisadores as criaram de modo a atrair toxinas bacterianas e neutralizá-las. Isto tornou as bactérias indefesas e permitiu que células imunológicas as atacassem.

"Nós criamos uma isca irresistível para toxinas bacterianas. As toxinas são fatalmente atraídas aos lipossomas e, uma vez fixadas, elas podem ser facilmente eliminadas sem perigo para as células hospedeiras", explicou o líder do estudo Eduard Babiychuk.

Experimentos com camundongos que haviam sido tratados com lipossomas mostrou que eles sobreviveram ao que, de outro modo, seria uma septicemia fatal e voltaram a ter saúde mesmo sem antibióticos. Como os lipossomas não atacam os patógenos diretamente, eles não podem desenvolver resistência, enfatizaram os pesquisadores.
Voltar